segunda-feira, 17 de maio de 2010

Concurso Público

Gostaria de expressar minha humilde opinião com referência ao tema em pauta: "Concurso Público, Sim". Neste respeito, devo salientar que ele foi institucionalizado e tornou-se Lei, na representação maior que a é Constituição de 1988. Justamente para coibir as nomeações políticas, verdadeiros cabides de empregos ou trem da alegria como é comumente conhecido, onde sem qualquer critério ou competência, o nomeado era geralmente um apadrinhado político, que não era uma figura pública comprometida com a população, mas seu compromisso era servir a quem o favoreceu e o seu grupo partidário.

Falar contra o concurso público, por mais que se enfeite a defesa alegando que pessoas de outras cidades passam em tais e assumem sem comprometimento é uma inveracidade, desconhecimento do assunto, ou ainda pior, tal comentário é tendencioso e busca um retrocesso político sem precedente, visando eliminar direitos e conquistas dos cidadões que pelo seu potencial e esforço para aprender, demonstram com a aprovação no concurso público que estudaram para assumir aos cargos oferecidos no setor, independente de onde seja. Participam com lisura de um processo igualitário e sem qualquer favoritismo, afinal vivemos em um regime democrático. Ainda complementando, se o concursado for relapso, incompetente ou desonesto, poderá ser enquadrado na Lei da Improbidade Administrativa, e ser demitido a bem do serviço público, casos como esses não justificam a eliminação do concurso público.

Com relação ao serviço terceirizado é uma outra forma de impregabilidade por um período temporário, artifício criado para agilizar os trabalhos até aplicação do concurso público, fora disso, é mais um meio ou engodo para proteger e favorecer pessoas por indicações que quase sempre ocorre por troca de favor, de voto ou nepotismo, praticar tais atos é vergonhoso, espero que pessoas que assim pensam, redirecione seu pensamento visando focar o direito da maioria, não no seu próprio benefício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!