quinta-feira, 3 de junho de 2010

Trabalhar em Equipe

Saber trabalhar em equipe é característica essencial para se conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho. O projeto ou trabalho, que antigamente era realizado de forma individual, hoje em dia depende de um grupo de pessoas, e compete a elas pensar, criar, discutir e executar conjuntamente. Na maioria dos processos seletivos, essa habilidade se tornou um diferencial; aquele que não atende a esse perfil, dificilmente conquista a colocação almejada, uma vez que a comunicação é ferramenta chave em qualquer relação, inclusive nas profissionais.

Gestores precisam e querem colaboradores que se comuniquem, que construam ideias novas e que pensem juntos para o desenvolvimento da empresa. Se até pouco tempo atrás apenas os profissionais de nível hierárquico mais elevado podiam (e deviam) contribuir com a empresa nesse sentido, hoje o comprometimento coletivo é imprescindível, independente de cargos e funções, atribuindo assim a devida importância à convivência em grupo.

Além das vantagens que a junção de pensamentos e ideias pode trazer à empresa, investir na participação dos profissionais os aproxima da organização, tornando seu trabalho mais valorizado e transparente. “Com essa introdução participativa, a empresa forma a equipe, cria e estimula o espírito coletivo em torno de objetivos comuns, facilita o resultado de ideias novas, além de fazer cada profissional se sentir parte integrante e importante do processo, que é uma forma de criar esse espírito coletivo”. “Partindo do ponto de vista prático, democratizar todo processo também é positivo a medida que em uma empresa não deve haver segredos, e as coisas devem ser discutidas pelas pessoas envolvidas em assuntos de suas respectivas áreas”.
Trabalhar em equipe é muito mais do que realizar tarefas em conjunto ou compartilhar tarefas, esse trabalho consiste em comprometimento e participação no resultado do outro. É comum nas empresas que um profissional inicie determinadas atividades e dependa de outro para finalizá-las, por isso é sempre importante avaliar o que precisa ser feito e criar prioridades com base nas suas necessidades, mas também avaliando as urgências das outras pessoas.

Dar o melhor de si é um dos comportamentos mais valorizados pelas organizações. Aquele profissional que faz apenas seu trabalho e não se importa com o todo dificilmente conseguirá uma promoção ou será bem visto pelo gestor. “Se o trabalho de um não está bom, provavelmente o outro também não conseguirá desenvolver um bom trabalho”, É preciso que todos estejam empenhados e sejam dedicados com aquilo que se propõe a fazer. E isso é questão de profissionalismo.
O trabalho de todos é igualmente importante, desde o estagiário até o diretor. “Se a recepcionista, por exemplo, atende mal ou esquece de passar o recado, eu deixo de ter aquele atendimento de qualidade com o meu cliente. Assim, como se eu chego em uma empresa e deixo de levar um documento importante, o resultado também será falho. Tudo está atrelado, por isso a equipe deve ser unida e bem treinada, para que a gente possa ter um diferencial e competir com diversos concorrentes no mercado”.

FONTE: PEGN - Maiara Tortorette

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