quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Dia Internacional do Idoso


Caros Leitores, hoje gostaria de deixar a minha homenagem a todos aqueles que faz parte da melhor idade "o idoso". Essa data foi instituida com o intuito de mostrar a importância e as dificuldades que essas pessoas tem de enfrentar o dia-a-dia. Será que o idoso tem o que comemorar?
Alguns sim, outros não. Partimos do pressuposto do direito de ir e vir, a maioria das pessoas idosas precisam de pelo menos um lugar adequado para caminhar, seja nas ruas, calçadas, calçadões, praias, praças, jardins, etc, poucas são, as cidades que oferecem local adequado para as pessoas passearem adequadamente. Transportes públicos, esses são na sua maioria inadequados para idosos e pessoas com alguma necessidade especial, sem contar um grande agravante, talvez o principal, o respeito com a pessoa idosa, vimos em nosso cotidiano, muitos serem agredidos verbalmente e até mesmo espancados, parece normal, mas não é.
Muitos são os idosos que sustentam suas famílias, com suas aposentadorias, outro fator que merece destaque, são aqueles que cuidam de seus netos, bisnetos para as mães e/ou pais trabalharem, muitas vezes, ficam impossibilitados de cuidarem de sua própria saúde, sua vida, pois ainda execem uma responsabilidade com sua família.
A população idosa está crescendo no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2008, havia mais de 21 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade, aproximadamente 2 milhões a mais do que no ano anterior.
Outros destacam-se, pela saúde em abundância, prática de exercícios físicos, prática de esportes, participam de algum grupo de apoio, existe aqueles que trabalham, estudam, namoram, dançam e vive em armonia em seu mundo, no convivio com adultos e crianças, esses sim, tem o que comemorar, entretanto, estão inclusos na sociedade.
Portanto, gostaria mais uma vez de parabenizar a cada um que chegou a melhor idade, torcendo pra que um dia, quando chegar a minha vez, possa fazer parte dos que tem a comemorar.

Nota do Blog:Parabenizo a Sra. Ana Batista Cardoso da Silva, a minha avó Ana, pois no alto dos seus 103 anos de vida, aprendeu muito e tenho a honrra de ter aprendido um pouco de sua coragem e sabedoria, que procuro passar para os meus filhos.