segunda-feira, 23 de março de 2009

Programa SENAC Gratuidade (PSG)

Começou hoje, as inscrições do Programa Senac Gratuidade (PSG), que tem como objetivo capacitar pessoas de baixa renda em todo o Rio Grande do Norte. Ao todo, serão oferecidas 1.323 vagas gratuitas para os cursos de formação inicial e continuada e de educação profissiional técnica e de nível médio. As inscrições podem ser feitas pelo site www.rn.senac.br.

O Senac RN destinará, este ano, 20% de sua receita compulsória líquida - o equivalente a R$ 2,5 milhões -, para custear os cursos gratuitos. A prioridade do Programa é atender alunos matriculados ou egressos na educação básica e a trabalhadores empregados ou desempregados.

Das 1.323 vagas disponibilizadas, 1.015 serão voltadas para a aprendizagem, que compreende os cursos de assistente administrativo, vendas e telemarketing, operador de supermercado, serviços de almoxarifado e serviços hoteleiros. Na área de capacitaçãos, serão oferecidas mais 263 vagas para os cursos de cabeleireiro, depilador, almoxarife, auxiliar administrativo, operador de caixa, operador de telemarketing, recepcionista, vendedor, camareira em meios de hospedagem, cozinheiro, garçom básico e recepcionista em meios de hospedagem. Na área de habilitação técnica de nível médio serão disponibilizadas 45 vagas para os cursos de técnico em enfermagem, técnico em estética, técnico em hemoterapia, técnico em segurança no trabalho e técnico em transações imobiliárias.

O programa é resultante se um acordo firmado em julho de 2008 com o governo federal, ratificado por força do decreto lei, atribuindo ao Senac o compromisso de ampliar a oferta de vagas gratuitas nos cursos de formação inicial e continuada e de educação técnica e de nível médio.


CRITÉRIOS
A aprovação no processo seletivo obedecerá aos seguintes critérios: a ordem de classificação no Índice PSG, a quantidade de vagas oferecidas no curso escolhido pelo candidato e a apresentação dos documentos exigidos para a matrícula. Poderão ainda ser considerados outros mecanismos de seleção, tais como análise do histórico escolar e/ou a realização de provas seletivas, em atendimento às necessidades distintas dos Departamentos Regionais do Senac em cada estado.


O índice PSG é uma forma de pontuar os candidatos para ver quem terá prioridade no preenchimento do número de vagas oferecido. O Índice PSG é uma fórmula matemática que considera: a renda familiar bruta (soma da renda total da família, incluindo a renda do candidato); se o candidato possui algum tipo de deficiência; se ele é dependente ou arrimo de família; se é aluno da educação básica (egresso ou matriculado); sua condição de trabalho (empregado, desempregado ou candidato a primeiro emprego); se já foi aluno do Programa Aprendizagem ou de outro programa gratuito do Senac; e quantos membros a sua família tem. Para cada item desses há um peso correspondente. Quanto menor for o Índice PSG, mais bem colocado o candidato estará no processo seletivo.



Fonte: Jornal Diário de Natal - Seção: Cidades - pag: 5 - Data: 21/03/2009

Nota do Blog:
Infelizmente o site do SENAC -RN, teve problemas devido ao grande número de pessoas acessando ao mesmo tempo, tornando difício a inscrição.