quarta-feira, 18 de março de 2009

Jovens do município de Angicos vão participar da Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente -CNIJMA

A 3ª CNIMA é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente junto ao Ministério da Educação e serve como ferramenta para a construção de políticas públicas voltadas para a preservação do meio ambiente e como forma de fortalecimento do chamado "protagonismo juvenil".



Todo o processo da conferência baseia-se nos princípios: "Jovem educa Jovem" e "Jovem escolhe Jovem" e inicia-se a cada dois anos nas escolas de todo o Brasil.



Os jovens são estimulados a discutir sobre determinado tema (este ano: Mudanças Ambientais Globais, dividido em quatro sub-temas: água, terra, fogo e ar, dando um enfoque ao uso dos recursos naturais), definir responsabilidades e planejar ações para pôr em prática o que foi proposto e a cada etapa, são eleitos delegados (de forma democrática) para defender as responsabilidades assumidas.



O processo da III CNIJMA no Estado do Rio Grande do Norte começou em 2008, com encontros de formação de enraizadores de cada Diretoria Regional de Educação (DIRED) e as conferências nas escolas e pela primeira vez, desde 2003, aconteceu a etapa regional, com 16 conferências regionais organizadas no período de dezembro de 2008 a fevereiro de 2009.



Destaque para a 8ª DIRED, de Angicos, que devido ao trabalho das enraizadoras Marta Pereira e Marize Paulino conseguiu 100% de rendimento, ou seja, todas as escolas circunscritas realizaram conferência.



É a primeira vez também que o RN tem a Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, com a participação dos delegados eleitos nas regionais e organizada pela Comissão Organizadora Estadual e o Coletivo Jovem-RN.



A Conferência Estadual aconteceu no período de 11 a 13 de março de 2009 e foi um importante espaço de discussão das temáticas da Conferência, como também um importante espaço de decisão, pois foi eleita a delegação do RN na Conferência Nacional, que acontecerá de 3 a 8 de abril, em Brasília.



O Estado contará com a participação de 25 delegados na III CNIJMA, dos quais 22 são delegados "regulares" e três de ações afirmativas: comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos rurais e mais uma vez a 8ª DIRED, Angicos, ocupa posição de destaque, pois terá a maior representação na delegação estadual (entre delegados, acompanhantes e facilitadores).


Além de dois delegados "regulares", Marta Pereira “Martinha”, acompanhará a delegação e Arthur Salviano e Fernando Cordeiro, representando o Coletivo Jovem Potiguar que vão atuar como facilitadores, junto a jovens de todo o país, de todo o processo na Conferência Nacional.




Fonte: Blog Fogo Cruzado





NOTA DO BLOG.: Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos, pois são iniciativas como essas que faz acontecer algumas melhoras para o nosso município e partindo de jovens então, nos deixa muito felizes.