terça-feira, 12 de maio de 2009

Dicas de informática 4

"O computador diz que a memória é insuficiente para inicializar o sistema": O sistema operacional possui um limite de memória. Uma versão antiga do Windows, por exemplo, 98, 95 ou Me, suporta até 512 MB de memória. O XP e o Vista, suportam até 4 GB de memória. Saiba o que fazer se o seu sistema tem memória insuficiente


computador está lento, trava com freqüência e, para resolver a questão, é só instalar o máximo de memória RAM possível, certo? Errado. Fazer isso pode ser um desperdício de dinheiro e até provocar o mau funcionamento do PC.
Além da limitação física dos respectivos conectores na placa-mãe, é preciso lidar também com outra restrição: o limite de memória aceita pelo sistema operacional. Uma versão antiga do software, como o Windows 98, por exemplo, suporta até 512 MB de memória, de acordo com a Microsoft. É um número baixo para os padrões atuais.
Caso uma quantidade maior esteja instalada, como um pente de 512 MB e outro de 256 MB, totalizando 768 MB, o computador pode parar de responder enquanto o Windows é iniciado, por exemplo.
Nesta situação, ele exibiria uma mensagem de erro curiosa, dizendo que a memória é insuficiente para inicializar o sistema. Pode haver também dificuldade para iniciar uma sessão do DOS.
Além do Windows 98 (tanto Standard quanto Second Edition), a versão 95 e ME do sistema operacional também têm a mesma restrição quanto à quantidade máxima de memória RAM que pode ser instalada.
Já as versões mais novas do programa da Microsoft, como o XP e o Vista, suportam até 4 GB de memória. De acordo com a companhia, no entanto, esse valor não é exibido nas propriedades do sistema.
Para confirmar que o Windows está usando esses 4 GB, é necessário executar o seguinte procedimento:
1 – Clique em “Iniciar” e depois em “Executar”.
2 – Digite “MSINFO32” e clique em OK.
3 – Navegue até “Resumo do Sistema” e localize o item “Memória física instalada”.
No caso do Vista de 64-bits, que não é muito comum no mercado brasileiro, as capacidades são ainda maiores, variando entre 8 GB e 128 GB.
As exceções são as edições simplificadas do Windows, chamadas normalmente de Starter e com menos recursos. Com elas, que só estão disponíveis em 32-bits, os limites também são baixos: até 512 MB no caso do XP ou 1 GB no caso do Vista.
Se você utiliza um sistema operacional antigo e precisa de mais memória, convém ficar atento a esses detalhes. Pode ser uma boa alternativa atualizar o software para uma versão mais recente. Em tese, ela reúne mais funções e é mais segura, pois recebe regularmente as atualizações da Microsoft.
Adicionar mais memória, portanto, nem sempre é a melhor saída. Além de gastar dinheiro com os pentes extras, corre-se o risco de o computador ficar instável, piorando ainda mais o problema inicial de falta de desempenho.