sábado, 5 de setembro de 2009

20% dos cursos de graduação do RN, tem nota insatisfatória no ENADE

O resultado do Exame Nacional de Ensino Superior (ENADE 2008), foi divulgado pelo MEC esta semana, no RN a maioria dos cursos da Uern obtiveram uma média satisfatória a maioria entre médias 3 e 4, apesar de 20% do ensino graduado do Estado ter obtido desempenho insatisfatório. Vinte cursos da Uern obtiveram a média regular, dentre os que obtiveram as notas mais baixas, estão: Matemática (em Mossoró, Patu e Caicó), Física (Mossoró), Pedagogia (Pau dos Ferros), Filosofia (Caicó), Ciências Sociais (Mossoró). Nenhum curso da Uern obteve nota máxima. No restante do Estado, 24 cursos obtiveram nota 3enquanto 17 registraram 4 e apenas sete deles conquistaram a nota máxima, 5. Os cursos do Estado que obtiveram essa média no ENAD são História, Pedagogia, Engenharia Civil e Tecnologia em Automação Industrial, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Construção de Edifícios, do IFRN. Numa escala que vai de 1 a 5, os cursos do RN obtiveram notas 1 ou 2, representando 19 de um total 67 avaliados.
Na UFRN, outros cursos também obtiveram o conceito 2 no ENAD: Química, Filosofia, Sistemas de Informação, Engenharia Grupo V, e Engenharia Grupo VI, todos em Natal.
Os que tiveram o conceito mais baixo foram da Uern (Pedagogia, em Assú e Patu), UFRN (Engenharia Têxtil, em Natal) e IFRN (Tecnologia em Fabricação Mecânica, também em Natal).
Já as principais universidade obtiveram o Conceito Preliminar de Curso a maioria, no geral de todos os cursos avaliados: UERN 3, UFRN 4, UFERSA 3, UNP 3, Câmara Cascudo 3, FACEX 3, FAL 3, IFERN 3, FARN 3 e FACEN 2.