segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Fundação Parnamirim promove Conferência de Cultura e escolhe delegados

Com a participação de vários grupos artísticos interpretando “Na Trilha da Cultura”, com direção de Lindemberg Farias, foi aberta na manhã desta segunda-feira (28), no auditório da Escola Municipal Augusto Severo, a 2ª Conferência Municipal de Cultura de Parnamirim, um encontro preparatório para a Conferência Nacional e uma oportunidade para debater as particularidades e a diversidade cultural da cidade.

A apresentação artística conseguiu em poucos minutos prender a atenção do público que se encantou com a entrada da tradicional figura do boi e ao mesmo tempo mostrar através da dança, da música, da letra, e do colorido das roupas a importância da Conferência Municipal. Com a frase “A cultura é o berço do progresso”, os artistas relembraram figuras importantes da história do município como Celestino Potiguar, Eliah Maia do Rego, a participação de estrangeiros - franceses e americanos - na formação da cidade e muitas outras personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Parnamirim, inclusive manifestações como a dança afro, o xaxado e as pastorinhas.

A secretária Vandilma Maria de Oliveira relembrou ao público sobre a 1ª Conferência da Cultura, realizada em 2005, e tudo o que foi feito até hoje como o concurso que escolheu o Hino de Parnamirim, a criação do Asas da História, do Meninarte Cidade, a implantação da nova sede da Escola Epitácio Pessoa, a apresentação do Oratório de Fátima, a 1ª Feira de Cultura, a Escola de Dança e a própria criação do Galpão da Cultura, onde os artistas promovem os ensaios. “Sim, tivemos muitas conquistas. A semente foi plantada e a colheita cultural de Parnamirim promete ser das melhores”, disse Vandilma Oliveira.

O vice-prefeito Epifânio Bezerra de Lima, representando o prefeito Maurício Marques, aproveitou a oportunidade e entregou à vereadora Elienai Cartaxo dois projetos de lei: um sobre a criação do Conselho de Cultura e outro para criação do Fundo para a Cultura Municipal. Maurício está em Brasília em busca da liberação de convênios para Parnamirim. No Ministério da Cultura, o fará a entrega do projeto de construção do Teatro Municipal de Parnamirim, na Cohabinal.

A deputada federal Fátima Bezerra, também presente ao evento, foi convidada para falar sobre o Plano Nacional de Cultura, substitutivo do Projeto de Lei 6.835/2006.

À tarde, após as oficinas temáticas, foram apresentadas propostas e escolhidos os delegados que irão representar o município durante o encontro a nível estadual em dezembro. Dentre as muitas propostas apresentadas, as que serão levadas ao plenário da conferência estadual versam sobre criação de espaço cultural de multiuso e de pontos centralizados nos diversos bairros para manter ativa as manifestações artísticas. Criação de programas de pesquisas sobre os grupos culturais atuantes de todas as comunidades; formalização de agenda integrada aos programas da Secretaria de Educação e Fundação Parnamirim de Cultura, incluindo neste item um seminário de cultura popular.

Também instalações de centros de convivência cultural nos distritos (incluindo ciganos e quilombolas) e de um Conselho de Cultural e calendário para divulgação das atividades culturais; criação de lei de incentivo fiscal a projetos culturais; criação e apoio a cooperativas, associações e institutos e outros órgãos gestores produtores artístico-culturais; inventário cultural para incentivar a cadeia produtiva das artes integradas do município e ainda o acesso e participação de uma regional de polos culturais.

Da parte governamental foram escolhidos os seguintes delegados: vereadoras Elienai Cartaxo e Kátia Cavalcanti; Joseana: Assistência Social; Educação: Padre Miguel; Cultura: Vandilma Oliveira e suplente Claudio Gomes

Fonte: Prefeitura de Parnamirim