quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Estagiária representará Parnamirim em seminário no Equador

A estudante Ana Paula Martiniano Lima, 24 anos, aluna do curso de Serviço Social da UFRN, irá ao Equador, representar Parnamirim no 19º Seminário Latino Americano de Escuelas de Trabajo Social, na cidade de Guayaquil no período de 4 a 8 de outubro vindouro, ela é estagiária da Central de Atendimento Social.
Ana Paula, vem desenvolvendo um projeto sobre a importância da Triagem Auditiva Neonatal Universal (TANU), popularmente conhecido como Teste da Orelhinha, que serve para detectar a perda auditiva ou não do bebê. A sua participação no evento só está sendo possível graças aos apoios do prefeito e da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sedes) que estão patrocinando a viagem da estudante.

Surpresa com a seleção de seu trabalho e ainda emocionada, Ana Paula enche os olhos de lágrima ao falar sobre a viagem. “Isso é um sonho”. A estagiária acrescenta que jamais imaginou que o seu projeto pudesse ser escolhido. “Sou muito grata ao prefeito Maurício Marques e à secretária Marta Lopes por acreditarem em mim e por poder representar minha cidade num evento tão importante como esse”, disse ela.

Ana Paula faz questão de dizer que Parnamirim é hoje uma referência na realização da TANU. Ela explica que a Maternidade dispõe de um equipamento adquirido com recursos próprios da Prefeitura para a realização do teste da orelhinha. “Natal tem apenas um equipamento, que é deslocado para a Januário Cicco, Hosped e outras unidades de acordo com a necessidade. Mas esse deslocamento acaba danificando o aparelho e dificultando a realização dos exames. Aqui não. Todos os bebês nascidos aqui, fazem esse exame e se detectado problema auditivo é encaminhado para o Suvag”, explicou.

Fonte: Site Prefeitura de Parnamirim